O que diferencia os Perfis de Investimento é, especialmente o percentual alocado diretamente em Renda Variável. O Perfil Conservador terá até 5% de investimento direto em Renda Variável, o Perfil Moderado entre 10% a 20% e o Arrojado de 20% a 40%.

Características do investidor

 

Conservador: com baixa tolerância às oscilações de mercado, está pouco disposto a investir em ações ou em outros instrumentos mais sofisticados. Prefere acumular pequenos retornos, com  bastante segurança nos investimentos.

 

Moderado: assume um pouco mais de risco para acumular mais retornos, mas ainda possui relativa baixa tolerância à oscilação do mercado de ações. Concentra a maior parte de seus recursos em investimentos menos voláteis e uma pequena parte em alternativas mais voláteis.

 

Arrojado: tem um apetite maior a risco e está disposto a aceitar variações em seu patrimônio.  Admite certas perdas, desde que possua expectativa de maior retorno no futuro.


Grafico perfis - v4.png

 

Qual é a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável?

 

Renda Fixa é um termo que se refere ao investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor, ou seja, você tem bastante previsibilidade sobre quanto o seu dinheiro irá render.

 

Ativos de Renda Variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não podem ser dimensionados no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. O principal exemplo é a Bolsa de Valores. São vários os fatores que influenciam os ativos de renda variável, como a economia do país, a taxa de juros e o cenário político.

 

Ao fazer a sua adesão você terá acesso ao Questionário de Perfis de Investimento, que poderá orientá-lo na sua escolha.

 

A opção pelo perfil é de exclusiva responsabilidade e risco do Participante, devendo ser compatível com a necessidade futura de utilização dos recursos do Plano.